Uma semana após a invasão do canteiro de obras da transposição das águas do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), por mais de mil manifestantes, os governadores de Estados que serão beneficiados com o projeto decidiram se unir e lançar uma campanha a favor da obra.
Reunidos ontem em Recife (PE), Eduardo Campos (PSB-PE), Cid Gomes (PSB-CE), Wilma Farias (PSB-RN) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) anunciaram mobilizações nos Estados e um ato em Brasília, com a entrega de um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Da mesma forma que os contrários à transposição colocam sua posição, é democrático que aqueles que são a favor da obra se manifestem", disse Campos. No dia 9, serão criados comitês estaduais que serão responsáveis pela estratégia e gerenciamento das ações. Os materiais utilizados serão doados pelo Ministério da Integração Nacional. Técnicos realizarão debates e palestras em sindicatos e escolas.
Os governadores dizem não estar agindo a pedido do Planalto. "Vamos esclarecer que o projeto não foi concebido para beneficiar a agroindústria, e sim para o abastecimento humano", disse Cid Gomes.
(Por Fábio Guibu
, Folha de S. Paulo, 03/07/2007)