O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, a apresentadora de TV Oprah Winfrey e Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU - Organização das Nações Unidas, foram consideradas as pessoas mais aptas para comandar uma ação de combate às mudanças climáticas, segundo uma pesquisa realizada em 47 países. Os três foram os mais votados por cerca de 26 mil usuários de internet que escolheram seus candidatos de uma lista com mais de 20 políticos, atores, cantores e jogadores de futebol para destacar as ligações entre celebridades e o meio ambiente antes dos shows do Live Earth, no sábado. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (02).
"Para a equipe ideal em todos os países, Gore e Winfrey foram os mais votados" para alertar a opinião pública sobre os perigos do aquecimento global, disse Max Boykoff, da Universidade de Oxford. Boykoff organizou o processo junto com a empresa de comunicação Nielsen Company. Gore foi escolhido por 18% das pessoas, que deveriam optar por até três dos integrantes da lista. O vice-presidente destacou-se recentemente nos esforços de combate às mudanças climáticas. O documentário dele a respeito do assunto, "Uma Verdade Inconveniente", recebeu dois prêmios Oscar neste ano. Annan foi escolhido por 15% dos eleitores, e Winfrey empatou com o vice-presidente norte-americano Bill Clinton, ambos recebendo 14% dos votos e ficando um pouco à frente de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.
Gore e Winfrey formaram a dupla mais votada. Entre os outros integrantes da lista estão o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, os atores Leonardo DiCaprio, George Clooney e Angelina Jolie, os jogadores de futebol Ronaldinho, David Beckham e Didier Drogba, e os músicos Sting, Bono e Bob Geldorf. A pesquisa foi realizada em abril. O festival Live Earth contará com apresentações em Sydney, Tóquio, Xangai, Johanesburgo, Hamburgo, Londres, Rio de Janeiro e Nova York. No total, um terço das pessoas que participaram da pesquisa disseram que nenhuma das personalidades constantes da lista poderia liderar uma campanha de combate ao aquecimento global.
(
Globo Online, 03/07/2007)