A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Semarh) promoveu a descarbonização total das atividades da Corrida Carrasco DAventura, maior corrida de aventura da Bahia, através da doação de 300 mudas de espécies nativas. Este é o primeiro evento totalmente descarbonizado pelo Programa Floresta Bahia Global, que busca minimizar os efeitos das mudanças climáticas no planeta, a partir da recuperação ambiental de áreas degradadas do Estado.
A competição aconteceu no último final de semana, de 30 de junho a 2 de julho, e foi certificada com o Selo Carbono Zero, emitido pela Semarh como garantia de que a instituição promotora, D Aventura, está comprometida a plantar um número de árvores capaz de seqüestrar todo o gás carbônico, CO2, lançado na atmosfera durante o evento. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para neutralizar a emissão do CO2 é feito pela Superintendência de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação, SFC Semarh.
O nome da competição foi colocado em homenagem ao bioma predominante no local da corrida. Carrasco é uma espécie vegetal específica do bioma Caatinga. Os locais a serem recuperados são o Parque Estadual de Sete Passagens, em Miguel Calmon, e o entorno da Barragem do França, situada em Piritiba. Nos municípios de Jacobina e Morro do Chapéu, por onde as 30 equipes participantes da corrida também irão passar, mudas serão plantadas simbolicamente.
A corridaAo todo, 30 equipes, compostas por quatro membros cada, percorreram 200 quilômetros de trilhas nos municípios de Morro do Chapéu, Piritiba, Miguel Calmon e Jacobina, na Chapada Diamantina. As modalidades da competição foram o trekking, mountain biking, canoagem, natação - travessia, montanhismo, rapel, orientação com mapa e bússolam e cross-country, sendo esta última uma modalidade independente dentro da prova. Nela, outros atletas não inscritos na Carrasco puderam participar individualmente.
(
Ascom/SEIA-BA, 29/06/2007)