Já está sob controle o incêndio que começou sábado (30/06) no Parque Nacional de Ilha Grande, na cidade de Guaíra, no extremo oeste do Paraná.
Entretanto, ainda existem pequenos focos de fogo, isolados por um aceiro (retirada da vegetação com trator para que o fogo não passe pelo local) feito pelo Corpo de Bombeiros para ajudar a controlar a situação, informou o analista ambiental do parque Paulo Roberto Machado.
Segundo Machado, 5 mil hectares foram destruídos. O Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho de rescaldo. O ambientalista alertou que a vegetação está muito seca e que há 30 dias não chove na regiã,o que faz o fogo se alastrar rápido pela mata rasteira.
O Corpo de Bombeiros ainda não sabe informar a causa do incêndio, mas admite que pode ter sido provocado por algum resto de cigarro jogado acidentalmente. Ninguém ficou ferido.
O último incêndio na reserva foi em junho do ano passado e destruiu 70% da área.
O parque nacional estende-se do município de Guaíra até a foz do Rio Amambaí, em Mato Grosso do Sul, e do Rio Ivaí, no Paraná. O parque abrange áreas de cinco municípios paranaenses e quatro municípios sul-matogrossenses. A área total é de 78.875 hectares.
(Por Lúcia Nórcio,
Agência Brasil, 02/07/2007)