O I Encontro Nacional de Conselhos da Área Ambiental, que seria realizado em Brasília nos dias 5 e 6 de julho, foi ampliado e transferido para uma nova data. Agora, ocorrerá entre 16 e 18 de outubro, na capital federal, com um novo nome: I Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca), organizado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em parceria com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.
O objetivo do encontro será gerar um intercâmbio de experiências e debates sobre a participação social na gestão ambiental, além de incentivar o diálogo e articulação entre os órgãos colegiados nesta área. É mais uma iniciativa inédita da política ambiental integrada do governo federal, atendendo às diretrizes do controle e da participação social, bem como da transversalidade da gestão do ambiente.
Além disso, de acordo com o Conama, o evento possibilitará o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), originando condições para um ciclo de desenvolvimento sustentável no País.
O primeiro Enca vai reunir representantes dos Conselhos e Comissões Nacionais da área ambiental, dos 27 Conselhos Estaduais e Distrital do Meio Ambiente, dos 23 Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, assim como dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e dos Comitês de Bacia Hidrográfica que atendam a critérios determinados pelo Conama. O Conama espera a participação de mais de 500 representantes de todas as regiões do Brasil.
(Por Rafael Imolene, Ascom MMA, 02/07/2007)