A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados promoverá, na quarta-feira (04/07), café da manhã para lançar o primeiro informativo das ações da frente e discutir os programas para a Costa Atlântica e Nuclear Brasileiro, com destaque para a usina de Angra 3. Na semana passada, o Conselho Nacional de Política Energética aprovou a proposta de retomada e conclusão da usina, com o início de sua operação previsto para 2013. Grupos ambientalistas, no entanto, são contrários ao projeto, em razão principalmente do aumento do volume de resíduos atômicos.
Deverão participar do evento o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner; o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin; e diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão; e representantes da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês) e da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). O encontro está marcado para as 8 horas, no 10º andar do anexo 4.
MP do Ibama
No mesmo dia, às 15h, os parlamentares da frente se reúnem para discutir a Medida Provisória (MP) 366/07, que reestrutura o Ibama e cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A MP foi aprovada em junho pela Câmara na forma do projeto de lei de conversão do deputado Ricardo Barros (PP-PR). Entre as mudanças introduzidas por ele no texto, está a permissão de contratação temporária pelo novo órgão para suprir necessidades de pessoal, como das brigadas de combate a incêndio.
Emissão de carbono
Ainda na quarta-feira, às 20h, a frente participa do lançamento do programa Plantando o Futuro, na churrascaria Porcão, em Brasília. O restaurante será a primeira empresa do Distrito Federal a neutralizar as emissões de carbono geradas por suas atividades.
O programa é uma iniciativa da organização não-governamental Amigos do Futuro e conta com o apoio da Frente Ambientalista.
(Agência Câmara, 02/07/2007)