A Comissão Especial Sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí realizou sua 8ª reunião, nesta segunda-feira (02/07), no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Gravataí. Entre os assuntos propostos para o encontro a situação atual das bacias e dos rios, a ocupação irregular das margens dos rios e recursos para implementação de projetos para saneamento. Participaram da reunião os deputados Alceu Moreira (PMDB) – presidente, deputado Mano Changes (PP) – vice-presidente e deputado Daniel Bordignon (PT) – relator.
Também compareceram à reunião o prefeito de Gravataí Sérgio Stasinski, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Zaffalon, o presidente da Corsan, Mário Freitas, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos como Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Esteio, Cachoeirinha e também de São Francisco de Paula, cidade onde estão as nascentes do Rio dos Sinos. Além destes, prestigiaram o encontro os representantes da Caixa RS, Metroplan e instituições ligadas ao meio ambiente.
Um milhão de pessoas usam as águas do Rio Gravataí. O prefeito Stasinski salientou o processo de drenagem do Banhado Grande, local das nascentes do Rio Gravataí, “a drenagem desse lugar resultou nos problemas de seca que enfrentamos quando não há chuvas regulares”, destacou. Ele também falou sobre a urgência na construção da Barragem do Rio Gravataí. Os prefeitos e vereadores salientaram a necessidade de maior atenção às nascentes dos rios, evitar a drenagem e de ações articuladas entre os municípios.
O secretário Luiz Zaffalon garantiu que recursos, cerca de R$ 280 milhões, serão aplicados nos Planos de Bacias dos rios Gravataí e Sinos. As verbas provém do Fundo Nacional de Recursos Hídricos. Mário Freitas frisou que a Corsan faz um trabalho conjunto com a secretaria no sentido de manter uma Central de Projetos, “só existem recursos a partir de projetos”. Ele também falou sobre o Programa Juventude e Meio Ambiente que terá investimentos de R$ 500 mil – programa voluntário para a educação ambiental.
A comissão fará nova reunião na próxima segunda-feira (09/07) às 14h, na Unisinos.
(Por Rejane Silva, Agência de Notícias AL-RS, 02/07/2007)