O presidente da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel) e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado (Fecoergs), Egon Édio Hoerlle, reuniu-se recentemente com o titular da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Delson Luiz Martini. Em pauta, a geração de energia elétrica em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), uma vez que o governo do Estado pretende instituir um programa de incentivo a essa fonte alternativa de geração.
Segundo Hoerlle, as cooperativas de eletrificação possuem uma série de projetos cuja aprovação depende da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de recursos para implementação. "Uma reunião com técnicos das cooperativas deverá analisar os projetos existentes. Cogita-se, inclusive, uma parceria com a CEEE para execução dessas obras", afirma.
Também foi analisada a possibilidade da Certel receber permissão para efetuar atendimentos de emergência nas redes da CEEE situadas na região, devendo ser firmado um acordo operativo entre as empresas. "Quando a companhia não tiver condições de solucionar com rapidez interrupções ou defeitos no fornecimento de energia, a cooperativa poderá fazê-lo com eficiência", destaca Hoerlle. Na ocasião também foi solicitada, com a maior brevidade possível, atenção especial para a implantação da segunda linha de 230 mil volts para abastecer o Vale do Taquari.
(
O Informativo do Vale, 02/07/2007)