A outrora sinistra Alcatraz, que abrigou os mais notórios e perigosos deliqüentes e assassinos americanos de sua época, se prepara para uma renovação ambiental que poderia tornar a ilha - conhecida pela imponente prisão de segurança máxima - em um paraíso ecológico. De acordo com os planos da Area Golden Gate National Recreation, instituição que administra a ilha - localizada na baía de São Francisco - Alcatraz poderia se transformar em um modelo para as comunidades progressistas.
Desde que Alcatraz fechou as portas da prisão em 1963, a ilha recebe centenas de visitantes todos os dias, tornando-se o principal atrativo turístico de São Francisco. Com Essa procura torna impossível suprir apenas com recursos locais a demanda por Alcatraz, e todo o combustível, água e dejetos da ilha devem ser transportados pacientemente através da baía. No entanto, o serviço de parques americano atualmente estuda planos para que a ilha se torne auto-suficiente, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente e servindo de exemplo para os Estados Unidos.
Até 2014, as autoridades pretendem instalar uma usina de tratamento dos dejetos e outra de dessalinização para fornecer água potável. "Hoje temos que carregar toda a água que precisamos até a ilha", explicou Brian O'Neill, superintendente da Golden Gate National Park. "E temos que transportar de volta toda a água suja". "A água chega pelo sistema de canos e é bombeada até um barco, levada para terra firme, em São Francisco, e finalmente descarregada no sistema de saneamento da cidade", contou.
O combustível é enviado regularmente à ilha para ser bombeado até os geradores que suprem as necessidades energéticas de Alcatraz, algo que as autoridades querem mudar, recorrendo a energias alternativas: eólica, solar ou até das das marés. "Queremos explorar várias formas de energias alternativas que eliminem a necessidade de utilizar combustível fóssil", disse O'Neill à AFP.
"Queremos testar o uso de células fotovoltáicas em vários edifícios, analisar a energia da maré. Perto de Alcatraz há energia suficiente para atender às nossas necessidades. Queremos também analisar o vento. Seria uma combinação", acrescentou. A potência das marés é cada vez mais vista pelas autoridades de São Francisco como uma fonte viável de energia. Para 2009, espera-se que esteja pronto e em fase operacional um barco movido a energia solar - o "Solar Sailor" - para realizar as viagens diárias de São Francisco até a ilha.
O'Neill espera que Alcatraz e outros parques nacionais liderem o movimento no país em prol da adoção de políticas ambientais. "Queremos que os parques nacionais sejam um exemplo de práticas melhores e mais ecológicas", afirmou O'Neill. "Que a gente se inspire na maneira como conservamos a água, como usamos as energias alternativas e produtos ecologicamente corretos, e como reciclamos para viver de forma mais sustentável".
A aposta ecológica para Alcatraz faz parte de uma renovação geral da ilha, que inclui uma versão moderna do popular passeio guiado pela prisão e a reforma dos edifícios, que já está em andamento. "Provavelmente organizaremos uma estrutura para que possam ser realzadas reuniões e conferências aqui", contou O'Neill. "É uma oportunidade única estar na ilha, porque a vista da Golden Gate e da cidade é deslumbrante". "O projeto também trará óbvios benefícios para nós, aumentando o número de visitantes. Com um faturamento maior, poderemos reinvestir em mais melhoras", comemorou.
(
AFP, 01/07/2007)