Realizou-se na tarde de sexta-feira (29/07) a visita do senador Augusto Botelho (PT-RR) e de um grupo de deputados federais às instalações do Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo (CTMSP) que estão localizadas no município de Iperó. Esse centro realiza pesquisas sobre energia nuclear e possui mais de mil ultracentrífugas para o enriquecimento de urânio - em caráter laboratorial, e não industrial.
- Nosso objetivo foi ver de perto o programa nuclear desenvolvido pela Marinha e, portanto, o programa nuclear do Brasil - afirmou Botelho em entrevista, acrescentando que é preciso lutar, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), para que haja mais investimentos nesse programa.
Segundo o contra-almirante Carlos Passos Bezerril, diretor do CTMSP, serão necessários R$ 130 milhões extras ao ano, durante oito anos, para que o centro conclua a construção do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica, cujo objetivo é desenvolver um sistema de propulsão nuclear para submarinos. Ele ressaltou que, a partir dessas pesquisas, é gerada um série de conhecimentos e tecnologias com base na energia nuclear.
(JB online, com informações da Câmara dos Deputados, 29/06/2007)