O Governo iraniano reiterou neste domingo (01/07) que está disposto a oferecer sua experiência no âmbito nuclear aos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Pérsico, que planejam desenvolver um programa atômico para fins pacíficos.
O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Mohamad Ali Hosseini, afirmou que o Irã adota 'todas as medidas de segurança necessárias' ao redor da usina nuclear de Bushehr, no sudoeste iraniano, em uma tentativa de tranqüilizar os temores de seus vizinhos árabes do CCG.
Na próxima terça-feira (03/07) haverá uma reunião em Riad dos chanceleres de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barein, Omã, Kuwait e Catar, membros do CCG, para discutir os passos dados até agora para a criação de um programa nuclear conjunto, entre outros assuntos.
- Reiteramos que estamos dispostos a oferecer nossas experiências e nossa ciência nuclear a todos os Estados vizinhos - disse o porta-voz iraniano durante sua entrevista coletiva semanal.
Hosseini afirmou que o Irã continuará as negociações com a comunidade internacional para solucionar a crise devido ao plano nuclear iraniano.
O porta-voz disse também que o país espera que o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, 'adote políticas mais adequadas e objetivas em relação aos assuntos da região (do Oriente Médio) e às questões internacionais'.
(JB online, com informações da EFE, 01/07/2007)