O processo de descontaminação da Cidade dos Meninos, bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai começar assim que as 347 famílias que vivem no local forem removidas da área, informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, depois de sobrevoar a área na sexta-feira (29/06).
A localidade está contaminada com pó de broca há mais de 40. A sustância tóxica, que pode causar câncer e má formação congênita, ficou na região depois que uma fábrica de inseticida contra a malária, instalada no local pelo governo federal, foi fechada na década de 60. Segundo o ministro, a descontaminação esperada pela comunidade há décadas poderá começar no próximo ano, já que a construção de novas casas para os moradores que vivem na área de risco foram incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
“É preciso retirar as famílias para que depois o Ministério da Saúde possa entrar para fazer descontaminação do terreno. A boa notícia é que dentro do PAC o ministro [das Cidades] Márcio Fortes garantiu R$ 27 milhões para remoção das famílias e a construção de 1.000 casas. É um novo bairro”, disse.
De acordo com Temporão, a previsão da Prefeitura de Duque de Caxias, responsável pela coordenação das obras, é que em oito meses os moradores já possam estar nas novas residências, e a partir daí uma empresa especializada será contratada pelo Ministério da Saúde para fazer a descontaminação definitiva da área.
"É uma aspiração daquela comunidade de mais de 40 anos e agora eu estou confiante que vamos resolver. Vamos dar um ponto final nesse processo”, garantiu Temporão.
O disse que o acompanhamento da saúde dos moradores da Cidade dos Meninos está sendo feito por meio da Fundação Osvaldo Cruz e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que realizam periodicamente atendimento ambulatorial e exames nos moradores.
(Por Adriana Brendler, Agência Brasil, 29/06/2007)