Agentes da Polícia Federal realizaram na sexta-feira (29/06) operação em São João das Missões (663 km ao norte de Belo Horizonte) para apreender armas em poder de índios xacriabá. As próprias lideranças indígenas solicitaram ao Ministério Público Federal a ação, que foi autorizada pela Justiça.
Com 45 agentes, a Polícia Federal apreendeu dois revólveres e cinco espingardas, encontradas dentro de casas de índios.
Foi a segunda vez que algo semelhante ocorreu na área onde vivem cerca de 8.000 índios xacriabás. A primeira vez foi em 2004, quando as lideranças indígenas do local pediram à PF para vistoriar a extensa aldeia para tentar retirar armas em poder dos índios.
Neste ano, segundo o chefe do posto indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio), Paulo César Soares, três índios foram assassinados. Um outro se suicidou. O alcoolismo sempre foi um problema para as lideranças indígenas em São João das Missões.
No município, os xacriabá são 65% da população de 12,5 mil habitantes. Em 2004, foi eleito prefeito, pela primeira vez na cidade, um xacriabá. Trata-se do professor João Nunes de Oliveira (PT), 28, quer era diretor da escola indígena.
(Por Paulo Peixoto, Folha online, 30/06/2007)