Técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) estão retornando do município de Vale Verde onde ocorreu acidente ferroviário com tombamento de vagões com carga de gasolina.
A carga está sendo transbordada e, neste sábado (30/06), a Fepam acompanha a retirada dos vagões e poderá avaliar o dano ambiental. Até o momento, a estimativa é de que vazaram cerca de 100 litros do combustível, espalhado por cerca de meio quilômetro da drenagem pluvial local. Segundo informações fornecidas para o Seamb pela gerência de Meio Ambiente da América Latina Logística (ALL), o acidente ferroviário ocorreu por volta das 9h30min, no km 122, entre as estações de Professor Parreira e Max Brunhs, trecho que liga Canoas e Santa Maria.
A composição envolvida possuía duas locomotivas e 47 vagões-tanque, graneleiros e plataformas com contaneirs. Compareceram ao local, pela Fepam, o engenheiro de segurança Vitor Hugo Rodrigues e a bióloga Cleonice Kazmirczak, do Serviço de Emergência Ambiental.
(Assimpren Fepam, 29/06/2007)