A empresa América Latina Logística (ALL) prevê para este sábado(30/06) o início da transferência de 240 mil litros de gasolina que se encontram em cinco vagões de um trem que descarrilaram na manhã de quinta-feira (28/06) no interior de Vale Verde. O acidente ocorreu quase em frente à estação desativada Professor Parreira, na localidade de Cerro do Chileno, próximo da ponte seca na RS 244. A concessionária da linha férrea deverá utilizar um guindaste apropriado para remover os vagões após a retirada do combustível. Depois, terá início o conserto da linha férrea danificada.
Conforme o gerente da ALL, Gerson Almeida, as causas do acidente ainda são desconhecidas, mas uma sindicância foi aberta para descobrir o motivo. A empresa enviou uma equipe de segurança ambiental logo após o ocorrido para conter possíveis vazamentos. Segundo o responsável técnico da empresa, Albert Welzel, foi constatado apenas o vazamento de aproximadamente 150 litros de um dos cinco vagões até o estancamento total. Welzel explicou que foram colocadas barreiras de proteção ambiental. A gasolina chegou a atingir um pequeno córrego.
Uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambienntal (Fepam ) acompanha o trabalho realizado na área. O órgão deverá avaliar na terça ou quarta-feira se a empresa sofrerá alguma penalização por possíveis problemas ambientais na localidade.