Seis dias após a reinauguração, a praça Conde de Porto Alegre foi alvo da ação de pichadores na madrugada de ontem. A atuação dos vândalos não foi percebida por nenhuma autoridade policial e tampouco por moradores e comerciantes. Nem o monumento que dá nome ao espaço público foi poupado. 'Estamos diante de um episódio lamentável, um crime', atestou o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, que encaminhará pedido de inquérito ao Ministério Público. Ele acredita que a Polícia Civil deverá investigar para identificar e prender os vândalos.
Na legislação ambiental, a pena é agravada se os danos atingirem um patrimônio histórico e cultural, como o monumento. O secretário apelou para que as testemunhas não silenciem. Uma das alternativas é repassar informações pelo fone 153, do Disque-Pichação, que atende 24 horas por dia.
A revitalização da praça resultou de parceria entre a prefeitura e a Aracruz Celulose, dentro do programa Viva o Centro. Foram aplicados R$ 178,8 mil em obras de pavimentação e implantação de uma escadaria com acesso direto ao viaduto Loureiro da Silva. Houve ainda pintura e plantio de mudas e foram comprados equipamentos e colocadas grades no entorno e lixeiras.
(
CP, 29/06/2007)