A exposição de uma casa ecologicamente correta, ambientada para visitação e decorada com lixo reciclado, é a novidade da 26ª edição do 'Cubra o mundo de verde', do Shopping Iguatemi, em parceria com a Aracruz Celulose. Conforme a gerente de marketing do Iguatemi, Nailê Santos, é a primeira vez que o projeto 'Reciclasa - Novos Usos Para Antigos Materiais', da ONG Leia Brasil, é feito dentro de um shopping. 'O objetivo é levar conceitos de reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos sólidos do cotidiano das pessoas, apresentando-os como alternativa ao consumo consciente', disse o produtor da mostra, Maurício Rubio.
Os móveis e objetos decorativos da Reciclasa tem design arrojado e moderno. Cadeiras com madeiras de resto de demolição ou de pneus, tecidos e tapetes feitos com resíduo de couro, puffs com enchimento de garrafas de plástico são algumas das peças da exposição. Rubio disse que a intenção é provocar as pessoas a dar um destino mais criativo ao lixo que produzem.
Nesta edição, serão distribuídas 100 mil mudas de 25 tipos diferentes de árvores nativas e folhagens. Cada pessoa será orientada por técnicos agrônomos a escolher até três mudas que melhor se adaptem à sua casa. Durante os 11 dias da promoção, cerca de 900 alunos participarão das atividades de educação ambiental. O gnomo Eucos e a fada Celulin vão contar histórias às crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Haverá também espaço para apresentação de um contador de histórias e mágico, onde os pequenos visitantes poderão desenhar, colorir, brincar com jogos e atividades ligadas ao meio ambiente na Internet e uma oficina de artes com material reciclado.
(
CP, 29/06/2007)