A permanência de uma massa de ar seca na faixa centro-oeste da Bahia deve contribuir para a redução das chuvas nesta região até o próximo domingo, dia 1 de julho. Essa configuração, segundo dados do Boletim Agrometeorológico Semanal divulgado nesta terça feira, dia 26, pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia, vinculado à Superintendência de Recursos Hídricos, pode favorecer o aumento do número de focos de incêndio nessa região.
O boletim indica também que os ventos vindos do Oceano devem provocar chuvas, principalmente à noite e início da manhã, na faixa centro-leste, que compreende as regiões do Recôncavo, Sul, parte do Sudoeste, Chapada Diamantina e Nordeste.
De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia, comparando com a semana anterior, deve ocorrer a redução na disponibilidade hídrica e baixas temperaturas - ver tabela abaixo - nas Regionais de Bom Jesus da Lapa, Caetité, Irecê, Barreiras, Juazeiro e Santa Maria da Vitória. Baixas temperaturas e o aumento da disponibilidade hídrica deverão ser verificados na Regional de Itabuna, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Jacobina e Feira de Santana.
O meteorologista da SRH, Allysson de Matos, destacou que o Boletim Agrometeorológico está disponível no site da SRH www.srh.ba.gov.br/tempo e clima. Nele constam informações sobre temperatura, umidade, capacidade de armazenamento de água no solo, dentre outras. Trata-se de um elemento estratégico para subsidiar as decisões e ações no campo, por parte dos produtores, empresários e dos governos estadual e municipal,destacou.
(
Sistema Estadual de Informações Ambientais, 28/06/2007)