Nos dias 4 e 5 de julho, acontece no auditório da Adufac, no Campus Universitário, o seminário "Hidrelétricas, Agronegócios, Gás e Petróleo: que desenvolvimento é esse?". O objetivo do evento é realizar discussões sobre o modelo de desenvolvimento em curso na Amazônia e seus impactos para as populações locais. A conferência de abertura, que está marcada para as 19 horas, ficará a cargo da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Edna Maria Ramos de Castro, que tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia do desenvolvimento.
No dia 5 de julho, o seminário seguirá sua programação com mesas-redondas e debates sobre hidrelétricas, agronegócios, gás e petróleo. Estão entre os convidados para o debate os professores Oswaldo Sevá (Unicamp), Elder Andrade (Ufac) e Luís Fernando Novoa (Unir), além de representantes das comunidades que sofrem os impactos sócio-ambientais como, por exemplo, Wesley Lopes, do Movimento dos Atingidos por Barragens - RO.
A partir do diálogo entre as experiências dos grupos sociais ou comunidades afetadas por esse modelo e as pesquisas desenvolvidas sobre o tema ao longo dos anos pelas Instituições de Nível Superior, o seminário propõe ainda formular um documento sobre a discussão da prospecção de gás e petróleo no Vale do Juruá.
Ainda no dia 5, às 20 horas, como parte do evento, será realizada a abertura da Mostra Itinerante do Festival Latino-Americano da Classe Obrera (Cine e Vídeo), com uma programação que se estenderá pelos dias 6, 7 e 8 de julho.
Realização: Universidade Federal do Acre / Centro de Documentação e Informação Histórica / Programa de Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade / Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional / Programa de Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal / Programa de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais.
(
Página 20, 28/06/2007)