As unidades de conservação mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus, bem como as ações desenvolvidas para a implementação do Projeto Corredores Ecológicos no município, por meio da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), irão compor um banco de imagens que está sendo realizado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), dentro do Programa-Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais no Brasil.
O programa tem como objetivo documentar, por meio de registro fotográfico, as experiências desenvolvidas em três Estados da região Norte (Amazonas, Pará e Acre) para dar o suporte necessário às atividades de disseminação do projeto.
Manaus será uma das cidades do Amazonas contempladas pela expedição fotográfica, cujo início está previsto para o dia 2 de julho próximo, quando chega ao município o fotógrafo Juan Pratginstós, responsável pelo trabalho.
Na capital amazonense, o programa irá registrar todos os projetos desenvolvidos pela Semma, que fazem parte do Projeto Corredores Ecológicos, que prevê a implantação do corredor ecológico urbano do igarapé do Mindu, e as ações desenvolvidas na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) do Tupé.
O fotógrafo visitará também outras unidades de conservação mantidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semma –Parque Municipal do Mindu, o Parque Nascente do Mindu, Jardim Botânico Adolpho Ducke, e a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) da Honda, também criada por meio de decreto municipal do prefeito Serafim Corrêa.
Etapas do programaAs visitas às unidades de conservação municipais serão acompanhadas pelo chefe do Núcleo dos Corredores Ecológicos da Semma, Abraham Moreira.
O trabalho da expedição fotográfica ocorrerá em quatro etapas –seleção de projetos que serão registrados na Amazônia e Mata Atlântica, deslocamento do fotógrafo para as áreas, seleção de fotos e a estruturação propriamente dita do banco de imagens. No total, 14 subprojetos do programa-piloto farão parte da expedição.
Preservação ambientalSegundo Abraham Moreira, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Manaus na gestão das unidades de conservação se enquadra perfeitamente com os interesses do projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, onde as ações do município serão divulgadas em níveis nacional e internacional.
“Os registros fotográficos serão nossos grandes aliados para preservação e conscientização ambiental”, avaliou Moreira.]
(
Jornal do Commercio, 28/06/2007)