O Centro de Estudos Ambientais (CEA), Unidade Complementar da UNESP no câmpus de Rio Claro, firmou convênio com a Coordenadoria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) para o desenvolvimento de pesquisas na região. A parceria visa a aplicação da técnica Gradiente de Difusão em Filmes Finos (DGT) para detectar a presença de metais pesados na reserva hídrica.
A técnica, constituída por um suporte de PVC, que contém um gel, um filtro e o sistema DGT, foi desenvolvida na Inglaterra. Segundo Domingos, ela tem a propriedade de reter os metais na origem, sem a necessidade de transportar grandes volumes da amostra.
Os coordenadores do grupo de pesquisas Biometal, respectivamente, Ana Luiza Brossi-Garcia e Amauri Antonio Menegário, e o diretor do CEA, Roberto Naves Domingos, estiveram no INPA, em Manaus, no início de junho, onde apresentaram a nova tecnologia, utilizada pela primeira vez no Brasil pelo CEA. “A parceria vai minimizar a degradação das águas de superfície da Bacia Amazônica”, disse Domingos.
(
Centro de Estudos Ambientais (CEA) - UNESP, 28/06/2007)