Com mais três invasões realizadas ontem (28/06) no Pontal do Paranapanema (oeste) e noroeste de São Paulo, sem-terra já totalizam 18 fazendas tomadas em uma semana na onda de invasões articulada por José Rainha Jr. com apoio de sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outros grupos.
No final da tarde de hoje, o Movimento Terra Brasil, uma dissidência do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a mais recente aliança com o grupo sem-terra liderado por Rainha, invadiu duas fazendas em Presidente Epitácio (655 km a oeste de SP).
As propriedades invadidas, Santo Antônio e Santa Maria, pertencem ao pecuarista Joaquim Reis Neves, 79. Já na madrugada de hoje, foi invadida a fazenda Jangada, em Sud Menucci (614 km a noroeste de SP).
A ação em Sud Menucci foi realizada por 40 pessoas ligadas a sindicatos rurais subordinados à CUT, em parceria com a ala do MST liderada por Rainha Jr. Com mais essas três invasões, já são 67 neste ano no Estado, segundo o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).
Em Sud Menucci, segundo a PM, os sem-terra chegaram à propriedade por volta das 5h e acamparam perto da porteira. No momento da chegada, segundo a PM, os sem-terra acionaram rojões.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) informou que o acordo para a aquisição da área para fins de reforma agrária foi ajuizado em 19 de novembro de 2004. O órgão informou ainda que "aguarda apenas a imissão de posse" da propriedade (autorização da Justiça para a liberação da fazenda para assentamento).
A propriedade, de 657,04 ha, custaria R$ 2,2 milhões e tem capacidade para assentar 41 famílias.
(Por Cristiano Machado,
Folha Online, 28/06/2007)