Um incêndio em um transformador forçou o desligamento temporário da usina nuclear de Kruemmel, perto de Hamburgo (Alemanha), nesta quinta-feira (28/06), informou o corpo de bombeiros local. As chamas foram controladas antes que causassem vítimas ou danos ao reator nuclear, segundo os bombeiros.
O fogo em um transformador da usina começou pouco depois das 15h (10h de Brasília) e foi apagado completamente às 17h (12h de Brasília). O incêndio ocorreu do lado de fora da usina e não teve efeitos sobre o reator nuclear, mas o funcionamento de toda a instalação foi interrompido como medida de precaução, disseram oficiais. "Ninguém ficou ferido e não há perigo para o ambiente", disse Oliver Breuer, porta-voz do Ministério da Saúde para o Estado de Schleswig-Holstein, onde a usina está localizada. As causas do incêndio ainda estão sob investigação.
O reator de Kruemmel foi ligado em 1983 e fornece energia suficiente para suprir 30% da demanda da região, de acordo com a empresa Vattenfall Europe AG, que é uma das donas da usina. Outra usina da Vattenfall, a Brunsbuettel, teve seu funcionamento interrompido hoje devido a um problema na parte não nuclear da instalação, segundo a empresa. Em um comunicado, a empresa afirmou que não houve vazamento de radioatividade em nenhuma das usinas e que ambos os reatores estão estáveis.
(
Associated Press, 28/06/2007)