Viabilizar a constituição do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande e o Plano da Bacia Hidrográfica do rio Gravataí, foi o objetivo da audiência desta quarta-feira (27/06) entre o deputado Daniel Bordignon (PT) e o secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes. "Conversamos questões importantes para a região, e que precisam ser implantadas com urgência", avaliou o petista. Brenner se comprometeu em encaminhar as solicitações do deputado, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente.
Bordignon lembrou que a APA foi criada em 23 de outubro de 1998, através do Decreto Estadual 38.971, mas que até hoje não cumpre o seu papel principal, pois não tem constituído seu conselho gestor, seu zoneamento ecológico-econômico, nem seu plano de manejo, ou seja, ainda não saiu do papel. "Só falta a assinatura do decreto. Com a atuação do conselho, a preservação da biodiversidade estará garantida, contribuindo para a recuperação do rio Gravataí", explicou.
Em relação ao Plano da Bacia Hidrográfica do rio Gravataí, Bordignon destaca a urgência para a sobrevivência do rio. "O plano é fundamental para garantir o zoneamento da bacia hidrográfica, mas precisamos de uma forte ação por parte do Estado, uma vez que envolve vários municípios", disse o parlamentar.
O parlamentar também pediu apoio no que se refere as ações desenvolvidas pela subcomissão que trata do Plano Estadual de Recursos Hídricos, recentemente aprovada pela Comissão de Saúde da Assembléia, para a qual Bordignon foi escolhido relator, e terá 120 dias acompanhar o Plano. O diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Ivo Mello e o geólogo Sérgio Cardoso também participaram da audiência.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 28/06/2007)