De acordo com a documentação disponível na página do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), dois novos projetos para a geração de energia na Amazônia deram início ao processo de licenciamento ambiental. Os empreendimentos são a Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires, entre Jacareacanga (PA) e Paranaita (MT), e a Usina Hidrelétrica de Barra do Palma, no Rio Palma (TO), entre os municípios de Paranã e Conceição do Tocantins.
Segundo informações preliminares, ambos os projetos estão aguardando análise dos formulários de abertura de processo, mas já dispõem de autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para sua apresentação às autoridades competentes. O projeto de hidrelétrica em Teles Pires prevê uma potência instalada de cerca de 1.450 MW e uma barragem cerca de um quilômetro de extensão. O responsável pela abertura do processo de licenciamento ambiental é a Consultoria de Engenheiros em Barragens e Obras Hidrelétricas Intertechne, do Paraná.
A Usina Hidrelétrica de Barra do Palma é um projeto da Eletronorte a ser construído na bacia Tocantins-Araguaia, estado do Tocantins. A previsão de geração do empreendimento é de 90 MW e ainda não há informações sobre a barragem.
No momento o processo dos dois projetos está na primeira fase do licenciamento ambiental. Durante esse tempo, empreendedores e Ibama se reunirão para definir o Termo de Referência de cada um dos empreendimentos, segundo os quais mais tarde as empresas terão que providenciar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima), os principais documentos do processo.
(Por Mariane Gusan,
Amazonia.org.br, 26/06/2007)