A vereadora Maria Celeste, presidenta da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/06), no Salão Nobre da Casa, representantes do Movimento Portais Jamais. O grupo buscou informações sobre a criação da comissão especial do Legislativo que irá fiscalizar a tramitação do projeto Portais da Cidade. Maria Celeste disse que irá encaminhar este assunto na próxima segunda-feira (02/07) junto à Mesa Diretora da Casa.
A presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece), vereadora Maristela Maffei (PCdoB), que propôs a reunião com o Movimento, disse que a comunidade está preocupada com a aceleração do processo dos Portais.
Os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Aldacir Oliboni (PT), representantes de associações de moradores da Cidade Baixa e do Centro, do Movimento Negro, conselheiros do OP e moradores da Lomba do Pinheiro participaram da reunião.
A criação da Comissão Especial foi uma deliberação de audiência pública sobre os Portais, realizada na Câmara, no mês de março.
O que é o projeto Portais
O projeto Portais da Cidade é um novo sistema de circulação e transporte no centro da cidade. Os ônibus procedentes dos bairros chegarão em três grandes portais (Cairu, Azenha e Largo Zumbi/Açorianos), onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a ligação entre os três portais e mais 18 terminais espalhados pelo centro. Nos horários de pico, os ônibus dessa linha expressa deverão circular com intervalos de 1min30s; outros horários o intervalo será de três a quatro minutos. O projeto foi reconhecido pelo Green Forum como uma das mais inovadoras iniciativas contra o aquecimento global.
(Por Alessandra Obem, Ascom CMPA, com informações da Prefeitura Municipal de porto Alegre, 27/06/2007) )