A preservação da água, a diminuição de seu desperdício e a poluição dos mananciais são os temas centrais de audiências públicas que ocorrerão hoje (27/06) em Farroupilha e Bento Gonçalves. Os encontros são parte do Inquérito Civil Regional instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça em outubro do ano passado para investigar a qualidade e a quantidade da água que abastece os dois municípios.
Das demais providências para a preservação das águas como, por exemplo, a despoluição e regularização de construção nos 30 quilômetros de arroios e criação de estação de tratamento de esgoto no bairro Barracão, pouca coisa foi concluída até agora.
O inquérito foi instaurado depois de entidades ligadas à preservação ambiental realizarem um mutirão de limpeza em toda a extensão do Arroio Barracão, que abastece a Barragem São Miguel, no limite com Farroupilha, e é a maior bacia de captação do município. Na época, foram retiradas 25 toneladas de lixo nas margens do arroio.
De acordo com o promotor Elcio Resmini de Meneses, titular da Promotoria Especializada do Ministério Público Estadual em Bento, a audiência servirá para ouvir a comunidade para que ela apresente soluções com relação à preservação dos recursos hídricos.
Em nove meses de mobilização, foram realizadas reuniões em Porto Alegre com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento da cidade. O Fórum das Entidades Por Bento Gonçalves, outra ação criada em outubro de 2006, também estará na audiência. Uma das 41 entidades que estarão representadas é a Associação Bento-Gonçalvense de Preservação do Ambiente Natural (Abepan). Segundo o presidente da Abepan, Luis Augusto Signor, foi a entidade que abriu a discussão para a comunidade, depois do mutirão.
- A maior parte dos arroios está concentrada em Farroupilha, onde fica a nascente. Nós estamos preocupados com a qualidade da água, porque existem muitos córregos que deságuam na barragem e que trazem poluição - afirma Signor.
Participe
- O quê: audiência pública sobre recursos hídricos
- Quando: hoje (quarta-feira), às 9h, em Farroupilha, e, das 14h às 18h, em Bento Gonçalves
- Onde: salão nobre da prefeitura, em Farroupilha, e no salão paroquial Santo Antônio, em Bento
(Pioneiro, 27/06/2007)