Desde esta terça-feira (26/06), procuradores da República de diversos estados do país estão em Joaçaba, município localizado no oeste de Santa Catarina, para tratar da temática indígena e quilombola. O evento estende-se até quinta-feira (28/06) e é dedicado aos membros do Ministério Público Federal da Região Sul, formada pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O encontro conta com o apoio da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, em Brasília, que trata de temas relativos aos povos indígenas e outras minorias étnicas.
A idéia de trazer o encontro para Joaçaba foi do procurador da República que atua no Município, Maurício Pessuto. Segundo ele, o encontro servirá para discutir os problemas comuns, buscar novas idéias e fornecer diretrizes para a atuação dos membros da Instituição. Conforme a procuradora da República Analúcia Hartmann, que também estará presente no evento, a reunião tem por objetivo discutir e extrair soluções conjuntas para os problemas pendentes relativos às terras quilombolas e indígenas de todo os estados do sul do país.
Durante os três dias, o encontro trará para o município do oeste, além de membros do MPF que atuam na primeira instância (Santa Catarina contará com representantes de Blumenau, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Florianópolis), procuradores Regionais da República da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, Marcelo Veiga Beckhausen e da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Ana Lúcia Amaral. Representando a 6ª CCR, estará presente o subprocurador-Geral da República Eugênio Aragão.
O evento realiza-se no Hotel Jaraguá, em Joaçaba, e será fechado ao público.
(Ascom MPF-SC, 26/06/2007)