Deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional estiveram reunidos nesta segunda-feira (25/06) no Palácio do Itamaraty com o secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, para tratar da veiculação, na mídia, de anúncios de compra de áreas na Amazônia por organizações não governamentais (ONG) estrangeiras. "A Amazônia é alvo freqüente de denúncias. Desta vez soubemos do projeto de uma agência americana que diz querer preservar a Bacia Amazônica angariando fundos de doadores. Vamos fazer o que for possível para impedir esse tipo de ajuda", explica a presidente da comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
De acordo com a deputada, a ONG Cool Earth está divulgando internacionalmente um projeto que propõe que os doadores patrocinem por 35 libras - cerca de R$ 140 - meio acre de terras, o que eqüivale a 2 mil metros quadrados de mata. Para os parlamentares essa ação é muito grave.
O secretário Samuel Pinheiro Guimarães, ao ser questionado sobre as ações do ministério, disse desconhecer o fato. Ele também negou que exista algum acordo internacional firmado pelo governo brasileiro sobre o tema.
"Para a nossa surpresa, o Itamaraty não tinha essas informações, mas já se prontificou a nos ajudar", disse Grazziotin.
Ficou acordado que deputados e representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vão se reunir para buscar soluções. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) explicou que os deputados estão atentos às propostas de internacionalização da Amazônia. "Temos que ser vigilantes e alertar o Itamaraty. Queremos punição para esse pessoal", acrescentou.
Presos
Os parlamentares também discutiram o tráfico de crianças e adolescentes para exploração sexual na divisa do Amapá com a Guiana Francesa e a prisão, na Venezuela, de brasileiros que não recebem nenhuma assistência do governo brasileiro. "Tragam o pedido formalizado que veremos o que fazer por lá", respondeu o secretário-geral.
Também participaram da reunião os deputados Édio Lopes (PMDB-RR), Francisco Rodrigues (DEM-RR), Janete Capiberibe (PSB-AM) e Márcio Junqueira (DEM-RR).
(Agência Câmara, 26/06/2007)