O Conselho Nacional de Pesquisa Energética (CNPE) aprovou na segunda-feira (25/06) a realização da 9ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de gás e petróleo, que deverá acontecer na primeira semana de novembro. A prioridade será prospecção de gás e, em segundo lugar, de petróleo, em áreas de grande potencial como Campos, Santos, e Recôncavo Baiano.
Os blocos serão escolhidos a partir de proposta da Agência Nacional do Petróleo junto ao Ministério de Minas e Energia, segundo informou o diretor da ANP, Aroldo Lima, depois de participar da reunião do conselho. Dentro de 15 dias deverá ser publicado o pré-edital "que permitirá a confluência de opiniões dos diversos setores sobre a licitação". Quarenta e cinco dias depois sairá o edital definitivo.
Para Aroldo Lima, a decisão tomada pelo conselho em torno da retomada das obras da Usina Nuclear Angra 3 "tem grande significado pois o Brasil é hoje um dos poucos países do mundo de grande dimensão que tem pequena participação nuclear na matriz energética". "Temos apenas 1,2% de participação, enquanto a média no mundo é de 6,7%, ou seja mais de cinco vezes a média brasileira."
Participaram da reunião do CNPE, a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff; o ministro da Agricultura,Reinhold Sthepanes; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e representantes dos ministérios da Integração, do Meio Ambiente, da Fazenda, do Desenvolvimento, do Planejamento, e de outros setores como Eletronuclear, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Eletrobrás, e da Empresa de Pesquisa Energética.
(Por Lourenço Canuto, Agência Brasil, 26/06/2007)