O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (26/06) que as obras de integração do Rio São Francisco vão garantir a manutenção permanente de água nos açudes que dependem do rio. As obras tiveram início na segunda-feira (25/06).
"Estamos fazendo com o cuidado da sobrevida do Rio São Francisco, fazendo a manutenção que os defensores, em muitas partes, não fizeram, cuidando da revitalização do Rio São Francisco, mas, ao mesmo tempo, permitindo que os açudes que existem hoje em vários estados tornem-se açudes perenes, que não esvaziem a cada seca, porque a transposição vai servir exatamente para a manutenção da quantidade de água nos açudes", disse o presidente, durante cerimônia de renovação do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido.
Segundo Lula, a integração trará também beneficios para os pequenos agricultores. "Obviamente que você não vai permitir que o açude seja usado para regar um canavial ou uma agricultura em grande escala, mas há possibilidade de fazer milhares de pequenos projetos para a agricultura familiar", acrescentou o presidente.
Na madrugada de hoje, mais de mil militantes de movimentos sociais chegaram ao município de Cabrobó, em Pernambuco, para tentar impedir a continuidades das obras de integração, que estão sendo executadas pelo 25º Batalhão de Construção e
Engenharia do Exército.
(Por Yara Aquino, Agência Brasil, 26/06/2007)