A Prefeitura de São Leopoldo promoveu ontem o plantio de mudas de ipê-amarelo na Rua Independência, no Centro. A iniciativa faz parte da campanha de arborização do Município, que pretende plantar dez mil novas árvores na área urbana de São Leopoldo até julho do ano que vem.
O prefeito Ary Vanazzi (PT) defende a campanha como uma iniciativa de conscientização não apenas para a necessidade de aumentar o número de árvores no Município, mas também para outras questões relativas ao meio ambiente. “A campanha é fundamental para a vida da cidade. Conscientiza para muitas questões, como o problema do Rio dos Sinos e o descarte de lixo.” Para Vanazzi, a iniciativa já rende frutos. “Hoje percebemos mudanças no comportamento da população, como nas escolas, por exemplo. Demos um passo importante. Uma boa parcela da população já entendeu a mensagem.”
Mesmo em clima de comemoração pelo caráter da campanha, o prefeito aproveitou para reclamar dos atos de vandalismo praticado contra as árvores plantadas em outras ações. “Já plantamos árvores na Independência outras vezes, e sempre destróem. Mas estamos sendo teimosos. É a nossa maneira de conscientizar para o plantio.”
Segundo o diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Luiz Henrique Nascimento, após a realização do plantio nos locais da Independência que ainda não têm mudas, um técnico florestal da Semmam iniciará análises em cada árvore da rua para verificar aquelas que devem ser retiradas. A idéia é substituí-las por novas mudas.
Apenas mudas de ipêamarelo serão plantadas na Independência. Nas outras ruas, serão plantadas ainda mudas de chal-chal e goiabeira- da-serra. As ações de plantio já se iniciaram também na Rua São Joaquim. As próximas ruas a receberem novas árvores serão a Bento Gonçalves, Primeiro de Março, Marquês do Herval, José Bonifácio. Depois, o plantio será realizado nas ruas transversais à Independência. A previsão é de que os trabalhos na Rua São Joaquim sejam retomados ainda hoje. Cerca de 50 mudas estão reservadas para o local. Ainda segundo Nascimento, das dez mil mudas que a Semmam pretende plantar na cidade, cerca de 4 mil já estão garantidas por intermédio de parcerias com empresas e instituições de ensino. Depois de promover o plantio nas ruas do Centro, a idéia é partir para os bairros de São Leopoldo. “Queremos trabalhar com os moradores, para que eles também se responsabilizem pelo cuidado com as árvores”, afirma Nascimento.
(
VS Digital, 26/06/2007)