Centenas de pessoas tiveram de deixar suas casas em três cidades do condado de South Yorkshire, no norte da Inglaterra, por causa de uma represa que ameaça romper. O reservatório de Ulley está acima de sua capacidade normal, depois das chuvas torrenciais que atingem algumas regiões do país há dois dias. Engenheiros estão tentando reforçar as paredes do reservatório, depois que foram identificadas rachaduras na sua estrutura.
Bombeiros estão tentando retirar o excesso de água para reduzir a pressão contra as paredes da barreira. "Nós retiramos as pessoas de suas casas, para limitar os riscos para as vidas dos moradorers, caso a barreira rompa. Mas é claro que haverá sérios danos às residências locais”, disse um dos policiais envolvidos nas operações de resgate. Os moradores estão abrigados numa escola da região.
Milhões em danosNa cidade de Sheffield, uma das maiores de South Yorkshire, 900 pessoas foram encaminhadas para abrigos de emergência, depois que grande parte da cidade foi inundada. Helicópteros sobrevoam a região procurando por moradores que estejam buscando segurança nos tetos das casas. As operações de resgate têm dificuldades para chegar aos locais de risco já que muitas estradas estão fechadas. Cerca de 13 mil pessoas estão sem eletricidade em Sheffield.
A cidade sofreu sérios danos e autoridades locais estimam que “milhões” deverão ser gastos na recuperação de prédios e ruas, que viraram “rios” com os temporais desta segunda-feira. Um adolescente de 14 anos morreu ao ser carregado por um rio quando voltava da escola. Um homem de 68 anos e um de 28 também morreram em decorrência dos fortes temporais.
(
BBC, 26/06/2007)