A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Espírito Santo entregou, nos dias 22 e 23 de junho, obras de saneamento ambiental nos municípios de São Domingos do Norte, Itarana e Itaguaçu. Os investimentos totalizam R$ 663.684,41 e têm como objetivo reduzir os índices de doenças e agravos, como a mortalidade infantil, provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento.
As benfeitorias foram realizadas em parceria com os respectivos municípios. Em São Domingos do Norte foi realizada a ampliação do sistema de abastecimento de água, com construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), juntamente com mais floculadores, decantadores e filtros. Os investimentos proporcionaram aumento de mais de 330% na capacidade de tratamento da ETA, que passou de 6 litros/seg para 20 litros/seg de água.
No município de Itarana foram construídos uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), tipo UASB (Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente), uma elevatória e um emissário. A ETE tem capacidade para receber o esgoto produzido por até 2.000 habitantes e utiliza uma tecnologia desenvolvida por meio de uma parceria entre a Funasa e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre as vantagens estão os baixos custos e o consumo de energia reduzido, além da possibilidade de serem implantadas em pequenos espaços, o que facilita a instalação nos centros urbanos. Além de econômica, a estação também é muito eficaz, consegue remover 90% do material orgânico que coleta. Atualmente, ela é usada em 150 municípios brasileiros e até em outros países.
A Funasa financiou, ainda, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Palmeira, no município de Itaguaçu. Foram construídos mais floculadores e decantadores, melhorando a qualidade da água distribuída para 150 famílias. A Fundação vem priorizando os investimentos em saneamento nos municípios que têm, preferencialmente, até 50 mil habitantes.
Nos últimos seis meses, a Funasa entregou obras de ampliação de abastecimento de água e tratamento de esgoto nos município de Alfredo Chaves, Ibiraçu, Iconha e Marilândia, totalizando mais de R$ 1,5 milhão de investimento na saúde preventiva da população.Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de doenças como diarréias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifóide, esquistossomose e malária.
(
Envolverde/Funasa, 26/06/2007)