O Parque Nacional de Everglades na Florida e a Reserva de Biosfera do Rio Plátano, em Honduras, foram retirados da lista de Patrimônios Mundiais em Risco da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
O anúncio foi numa reunião da Unesco, em Christchurch, na Nova Zelândia. Leia o boletim do repórter da Rádio ONU, Eduardo Costa.
“A Unesco elogiou os investimentos dos Estados Unidos para salvar o Everglades, depois que a área foi considerada sob risco em 1993. Na época, o parque, além de estar poluído, estava ameaçado pela aumento da população urbana e seriamente afetado por danos causados pelo Furacão Andrew em 1992.
O Everglades consta da lista de patrimônios mundiais desde 1979 devido a sua riqueza de habitats aquáticos, onde vive uma enorme quantidade de pássaros e répteis. O comitê também revisará 36 novos pedidos para integrar a lista de patrimônios mundiais, entre eles Argentina, México, Espanha, Quênia, Namíbia e África do Sul. A reunião da Unesco na Nova Zelândia deve terminar na próxima semana”.
(Envolverde/Rádio ONU, 26/06/2007)