A presença do vírus letal da gripe aviária, o H5N1, foi confirmada em um segundo Estado da Alemanha, depois de um primeiro foco ter sido detectado durante o fim de semana. Três cisnes encontrados mortos perto de Leipzig, na Saxônia, testaram positivo para o vírus, informa o Instituto Friedrich Loeffler, nesta terça-feira, 26.
Durante o fim de semana, diversas aves encontradas nos arredores da cidade de Nuremberg, na Baviera, testaram positivo para o H5N1, marcando a primeira vez em que o vírus é detectado na Alemanha neste ano. Acredita-se que a gripe aviária se espalhe ao longo das rotas dos pássaros migratórios. A cepa H5N1 foi identifica,a neste ano, em três outras nações da União Européia: Hungria, Reino Unido e República Checa, informa a Comissão Européia.
O H5N1 vem dizimando populações de ave de criação, como frangos e patos, desde 2003, e já matou 191 pessoas em todo o mundo. A maioria das vítimas humanas foi infectada por contato direto com aves contaminadas. Especialistas temem que o vírus evolua para uma forma facilmente transmissível entre humanos, o que poderia desencadear uma crise de saúde global.
(Associated Press, 26/06/2007)