Trinta e uma pessoas morreram nas fortes tempestades dos últimos dias no leste da China, todas elas atingidas por raios, informou a agência estatal chinesa Xinhua. Das vítimas registradas, 26 perderam a vida no domingo, na montanhosa província de Jiangxi. As outras cinco morreram segunda-feira, 25, na região litorânea de Zhejiang.
Na cidade de Shangrao, em Jiangxi, um raio caiu em uma lavoura e matou 12 camponeses que trabalhavam no local. Na mesma localidade, outras duas pessoas perderam a vida ao buscar abrigo sob uma telha metálica.
Já na província de Zhejiang, em uma colina próxima à localidade de Zhiwan, cinco pessoas que estavam construindo um túmulo em plena tempestade também morreram ao serem atingidas por um relâmpago. A queda de raios também matou duas pessoas em Nanchang, capital da província de Jiangxi.
O aumento de acidentes e mortes por causa dos raios preocupa as autoridades chinesas, segundo as quais, no ano passado, 717 pessoas perderam a vida no país por causa de descargas elétricas produzidas por nuvens, contra 619 em 2005. Somando as mortes indiretamente relacionadas à queda de raios, o número de óbitos em 200 chegou a mil.
(Efe, 26/06/2007)