Os primeiros dias do inverno gaúcho não poderiam ser mais adequados à estação. Depois de alcançar 28°C em Porto Alegre na sexta-feira, a temperatura despencou em torno de 20 graus em todas as regiões do Estado. Hoje, no entanto, o frio não será tão intenso (quadro ao lado). A massa de ar polar chegou no domingo e empurrou os termômetros para -3,8°C na madrugada de ontem em Bom Jesus, na Serra, segundo o 8º Distrito de Meteorologia.
Além da cidade serrana, outros dois municípios registraram temperatura abaixo de 0°C: Cambará do Sul, com -2,7°C, e Bagé, com -0,1°C. - A gente pensa duas vezes antes de levantar com este frio - admitiu a aposentada Etelvina Moraes, 61 anos, de Bagé.
Por causa da baixa temperatura, a geada cobriu de branco os campos de Santana do Livramento, na Fronteira com o Uruguai, onde a mínima chegou a 1°C. Em Porto Alegre, fez 3,8°C na madrugada de ontem. Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, o frio deve continuar até o próximo final de semana.
- Nestas terça e quarta-feiras, teremos pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, o tempo melhora mas continua fazendo frio - acrescenta. Apesar da chuva, a temperatura continuará baixa em todo o Estado. Durante toda esta semana, o termômetro não deve marcar mais do que 20°C. Hoje, a temperatura não passa dos 14°C na Capital, e em Uruguaiana a máxima será de 9°C.
Clima nos países vizinhos - Em Buenos Aires, o tempo permaneceu encoberto durante todo o dia de ontem. A mínima registrada na capital argentina foi de 3°C, e a máxima de 12°C.
- Em Montevidéu, no Uruguai, a segunda-feira foi de céu nublado, com os termômetros oscilando entre 2°C e 11°C.
(Por Leandro Belles,
ZH, 26/06/2007)