Cerca de cem pássaros ganharam liberdade, ontem, pelas mãos de patrulheiros ambientais mirins, em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. A devolução dos animais à natureza celebrou uma semana de lançamento da campanha Vôo Livre, da 3ª Companhia do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (CABM).
Apreendidos em operações de combate ao contrabando e cativeiro de animais silvestres, cardeais, azulões, canarinhos-da-terra, bicos-duros, sabiás e coleirinhos-do-brejo são egressos do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde ficaram desde a apreensão até estarem aptos a retornar à natureza.
- Programamos a soltura para hoje (ontem) com a intenção de divulgar os números da campanha e estimular a comunidade a continuar participando - explica o capitão Márcio André Facim, comandante da 3ª CABM.
Em parceria com o Ministério Público e a UFPel, a Companhia Ambiental da região de Pelotas recebe pássaros silvestres mantidos em cativeiro. Quem entrega os animais espontaneamente fica livre de qualquer punição. Os patrulheiros se encarregam de hospedar as aves no núcleo de reabilitação da universidade até que eles estejam aptos a retornar à natureza. Em uma semana, 40 animais foram entregues pela comunidade. Paralelamente, neste ano, a 3ª CABM já recolheu 560 pássaros, apreendidos em operações de combate ao cativeiro em toda a Zona Sul do Estado.
(Por Eduardo Cecconi,
ZH, 26/06/2007)