Procuradores da República da 4ª região, composta pelos três estados do Sul, envolvidos com questões relacionadas às minorias, estarão em Joaçaba para tratar da temática indígena e quilombola. O encontro começa hoje (26/06) e segue até quinta.
Areunião será fechada. Os problemas concretos de cada região serão discutidos entre os promotores. Segundo o promotor de Joaçaba, Maurício Pessutto, o Ministério Público Federal vai dialogar sobre qual o tratamento institucional a ser aplicado nesses casos.
Também estarão presentes os subprocuradores-gerais da República Débora Duprat e Eugênio Aragão, da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, de Brasília. A Câmara trata especificamente das questões indígenas e quilombolas e fornece diretrizes para a atuação do Ministério Público em todo o país.
Débora está envolvida nas reuniões no Ministério da Justiça para agilizar o processo das quatro portarias declaratórias das terras indígenas no Estado. Joaçaba foi escolhida como sede do encontro por ser o centro geográfico da região.
(
Diário Catarinense, 26/06/2007)