A Petrobras foi a grande vencedora do Prêmio Brasil Ambiental, entregue ontem (25/06) pela Câmara de Comércio Americana, em cerimônia no Jockey Club Brasileiro, como reconhecimento às empresas que contribuem a favor do meio ambiente com projetos de preservação e práticas socialmente responsáveis. A Companhia foi a única a vencer em duas categorias, com os projetos Educando sobre as Águas (categoria Educação Ambiental) e Piava (categoria Gestão da Água).
Representaram a Petrobras a gerente setorial de Meio Ambiente, Rosane Aguiar, e o gerente de Relações Institucionais da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Flavio Torres, que, em nome do presidente José Sergio Gabrielli de Azevedo, recebeu o prêmio das mãos da ministra de Meio Ambiente, Marina Silva. Os projetos foram representados pelos coordenadores: Glauber Gava (Educando sobre as Águas) e Daisy da Silva Santos (Piava).
A ministra Marina Silva destacou que "é chegado o momento de fazermos mais pela natureza do que ela por nós, já que extraímos dela tudo o que poderíamos". De acordo com a ministra, as mudanças climáticas são um grande problema, mas também criam a oportunidade civilizatória de se realizar o desenvolvimento em bases sustentáveis. "Vamos ter que resolver esse problema porque queremos, e queremos porque sabemos que, se não o fizermos, as conseqüências serão dramáticas. Estou certa que, se formos capazes de juntar dois saberes, a tradição e a modernidade, estaremos no caminho certo", disse Marina Silva, ressaltando a importância da iniciativa privada na mudança da matriz energética brasileira, que hoje já é constituída em 45% de energia limpa.
Detalhamento dos projetos vencedoresO Educando sobre as Águas é um projeto de educação ambiental realizado em Barra Bonita, no interior de São Paulo, em parceria com a ong Mãe Natureza - Movimento de Amparo Ecológico. Tem o objetivo de conscientizar principalmente alunos e professores da rede pública para a necessidade de preservar os recursos hídricos, a partir do desenvolvimento da cidadania ambiental e da abordagem aos principais temas relacionados à gestão sustentável dos recursos hídricos. Foi iniciado em 2004, quando participou da seleção pública do Programa Petrobras Ambiental e já atendeu a 180 mil pessoas. O investimento da Petrobras é de R$ 450 mil.
O Projeto Piava, coordenado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, abrange 50 municípios de Santa Catarina. Neles estão sendo implementadas ações voltadas para a proteção da água, a partir da educação, do fortalecimento do processo participativo de gestão e do estímulo a ações de reversão da degradação das pequenas bacias hidrográficas. Entre seus resultados estão a recuperação da mata ciliar e a proteção das nascentes nas áreas atendidas. Teve sua primeira edição em 2005, a partir de seleção pública no Programa Petrobras Ambiental e já registra 12 mil atendimentos. O investimento da Petrobras é de R$ 3 milhões. Os dois projetos, em função dos resultados expressivos, terão a parceria com a Petrobras renovada, o que contribuirá para a ampliação de sua abrangência.
(
Envolverde/Assessoria, 25/06/2007)