A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado realiza seminário internacional na próxima quarta-feira (27/06) para discutir o papel dos combustíveis fósseis no cenário mundial nas próximas décadas, seus desafios e oportunidades. No mesmo encontro, que começa às 8h30, serão debatidos o desenvolvimento tecnológico bem como aspectos das mudanças climáticas e como essas questões estão relacionadas com o Brasil.
O seminário se realizará no Auditório Petrônio Portela, no Senado, e tem a participação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral e da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Os debates contarão com a presença dos ministros de Minas e Energia (MME), Nelson Hubner, e da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, bem como da representante da Agência Internacional de Energia (IEA) Bárbara Mckee.
Pela manhã, está previsto um painel de debates sobre perspectivas internacionais dos combustíveis fósseis, com representantes da Noruega, Estados Unidos, Canadá e Japão, tendo como moderador o secretário de Planejamento Energético do MME e a participação do chefe de Colaboração Tecnológica da IEA, AntonioPflüger.
Na parte da tarde, haverá um painel sobre desenvolvimento sustentável e tecnologias limpas dos combustíveis fósseis, tendo como moderador o secretário-executivo do MCT, Luis Fernandes, e a participação de John Topper, da IEA/CCC (Tecnologias Limpas de Carvão e Combustíveis Líquidos); Jasek Podkanski da IEA/CCS (Tecnologias para a Sustentabilidade dos Combustíveis Fósseis e Seqüestro Geológico de Carbono); Isabel Cabrita, da Ineti (Transferência de Tecnologias Limpas) e Sankar Bhattacharya, da IEA (Gaseificação de Combustíveis Fósseis, Produção de Líquidos e Hidrogênio.
O último painel será sobre aspectos de mudanças climáticas e seus efeitos na segurança energética, tendo como moderador o secretário de Energia do MME, com a presença do professor Luiz Pinguelli Rosa representante do Coppe - Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (que tratará do tema Energia e Mudanças Climáticas), bem como representantes da Eletrobrás, da Petrobras e da Empresa Brasileira de Pesquisa na Agricultura (Embrapa). Este último falará sobre as mudanças climáticas e sua influência na agricultura no Brasil.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 25/06/2007)