O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, participou na noite desta segunda-feira (25/06) da cerimônia de inauguração do barco Nêgo D'água, na capitania fluvial Araguaia-Tocantins, em Palmas (TO). No barco, serão desenvolvidas iniciativas de promoção da gestão integrada dos recursos naturais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, localizada no estado, para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região. O barco navegará pelos 170 km de extensão do reservatório, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental. De acordo com Chinaglia, o projeto representa a materialização da vontade daqueles que acreditam na luta pela educação ambiental.
Além de Chinaglia, participaram da inauguração parlamentares da Comissão Especial Mista de Mudanças Climáticas, que promoveu audiência pública em Palmas.
Chinaglia ressaltou que, na raiz da iniciativa, está o compromisso com a cultura e com os valores que edificam a sociedade brasileira. "Esta é uma ação do Brasil que deu certo, e portanto deve ser divulgada", disse o presidente. Ele pretende levar a idéia ao seu estado, São Paulo.
Jovens e crianças
O presidente ressaltou o fato de o projeto envolver diretamente a população dos municípios por onde o barco passará. "Esse trabalho vai atrair a juventude para a educação ambiental e a formação da cidadania; graças ao projeto, crianças e jovens serão defensores ardorosos do meio ambiente", disse.
Ele destacou especialmente o envolvimento do presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), na execução do projeto, e disse que na visita a Tocantins conheceu o entusiasmo próprio de uma população que constrói.
Nesta segunda-feira em Palmas, Chinaglia participou também da abertura do 5º Fórum em Defesa do Lago da Hidrelétrica de Lajeado, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal e visitou as obras da Casa do Estudante.
(Por José Carlos Oliveira, Agência Câmara, 25/06/2007)