Já na entrada, quatro recipientes com as inscrições "vidro", "plástico", "papel" e "metal" davam conta de que a festa junina tinha algo diferente. Mais uns passos adiante, um painel com fotos da rotina de duas famílias de catadores ajudavam a explicar que as comemorações de São João, ali, tinham objetivo mais que festivo: a preservação do meio ambiente.
Foi com aprendizado e diversão que alunos, pais e professores do Centro de Educação Infantil Imaginare e Imaginare Baby passaram a tarde de sábado (23/06), no Bate Bola.
Os participantes chegaram com sacolas trazendo o ingresso para a festa: pedaço de papel, garrafa PET, lata de óleo de cozinha ou algo que pudesse ser reaproveitado ou reciclado. As brincadeiras e a sonorização também ganharam uma temática ambiental. No lugar da tradicional pescaria no meio da serragem, foi montada uma piscina que simbolizava os rios e mares. Dentro dela, muita sujeira e material poluente jogado na água. A tarefa era pegar um anzol e retirar os objetos poluidores.
- É uma iniciativa muito bacana. A escola tem feito isso na rotina de sala de aula. Eles (os alunos) são nosso amanhã e precisam estar habituados a cuidar do planeta - disse Elton Reis, pai do pequeno Lucas, 4 anos (na foto com o anzol).
Simone Paula, mãe da aluna Laura Kipper, 2 anos, comentou que as ações ajudam a formar um cidadão mais atento à natureza.
- Quanto mais houver esse tipo e coisa, mais estaremos evoluindo - disse Simoni.
O material recolhido foi entregue a duas famílias que sobrevivem do lixo e que o Centro de Educação acompanhou por mais de 15 dias. A partir de agora, as campanhas sociais da escola serão em benefício das famílias. Alimentos não-perecíveis também foram doados.
- Nosso leva é: Pratique os três "R": Reduza, Reutilize e Recicle. Está na hora de preservarmos e contribuirmos com a questão - recomenda a professora Letícia do Amaral, que organizou a festa com a professora Daiane da Costa Ilha.
(Diário de Santa Maria, 25/06/2007)