A campanha de arborização do Município parece ainda não ter comovido a população de São Leopoldo. Segundo informações da Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo, a procura por mudas por pessoas físicas continua baixa mesmo após o lançamento da campanha durante a Semana do Meio Ambiente e as panfletagens nos bairros e escolas. A procura de empresas, no entanto, aumentou.
Segundo o professor de prática de viveiros florestais, fruticultura e jardinoculturada escola Agrícola, Sirineu Schwanck Borges, poucas pessoas têm procurado o local para a compra de mudas. Nem mesmo o baixo preço praticado na escola, em média R$ 2,00 por muda, parece atrair compradores.
“Quando vendíamos flores, o movimento era bem melhor”, afirma o professor. Para Borges, é necessário que haja a intensificação de uma campanha de conscientização sobre o correto plantio de mudas. “Senão as pessoas acabam plantando árvores impróprias, que causam transtornos no futuro”, alerta. Informações da escola dão conta de que apenas a procura por mudas por pessoas que tenham levado multas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) aumentou. “São pessoas que praticam a poda irregular e são penalizadas.
Elas têm que comprar mudas e doar à Prefeitura.” Além disso, todas as pessoas que pedem que uma árvore seja cortada no Município devem realizar a doação de dez mudas nativas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), que sugere ainda que pelo menos 30% delas sejam de ipês-amarelos. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, Darci Zanini, os moradores têm ido diretamente à Secretaria em busca de mudas e informações. "O que acontece é que aqui a muda é entregue sem custo ao interessado.” Ainda assim, Zanini adianta que a campanhade arborização será intensificada. “A secretaria já confeccionou panfletos de divulgação com instruções para os interessados em participar. Tudo já foi enviado à gráfica para impressão.” Mesmo assim, segundo Zanini, parcerias com empresas têm sido até agora a maior contribuiçãopara a campanha, que pretende plantar 10 mil mudas em São Leopoldo até o mês de julho do ano que vem.
“No material que vamos distribuir, constará a orientação sobre os procedimentos para o plantio e as espécies corretas”, afirma o secretário. “Também pedimos à população que sempre entre em contato com a secretaria antes de realizar o plantio na calçada, para que haja um planejamento e a escolha da espécie adequada a cada situação em conjunto com os técnicos.”
(
VS Digital, 21/06/2007)