Na cidade com o menor número de habitantes do Rio Grande do Sul, André da Rocha, ataques de um animal feroz é o principal assunto dos pouco mais de 1,1 mil moradores.
Isso porque, há cerca de três anos, um suposto puma - também conhecido como onça-parda, leão-baio e suçuarana - está prejudicando a principal atividade econômica do município, distante 182 quilômetros de Porto Alegre. Nos últimos sete meses, já matou pelo menos 90 ovelhas. No último ataque, ocorrido no final de maio, 13 ovelhas foram mortas.
O animal começou a agir em novembro de 2006 - data do primeiro registro de ovelhas mortas feito pelo criador Armando Bauermann, 56 anos. A propriedade fica a 10 quilômetros do centro de André da Rocha. Bauermann nunca viu o bicho, mas acredita ser um puma.
Para proteger o rebanho de ovelhas e a lavoura, o criador construiu cercas de sete fios de arame farpado, facilmente pulada pelo animal. Na metade de março - 40 dias antes do último ataque -, o criador tentou proteger suas 1.136 ovelhas, transferindo o rebanho para partes mais altas da propriedade.
Antes disso, em janeiro, estourou fogos de artifícios durante 24 noites para tentar afugentar o felino, seguindo orientação de uma bióloga do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que visitou sua propriedade. Não adiantou.
Nos ataques do início do ano, os policiais militares ajudaram o agricultor a fotografar as ovelhas mortas e a medir as pegadas do animal, deixadas no barro próximo a um riacho que corre no limite da propriedade.
- Uma pata tinha 12 centímetros e outra tinha 10. Acreditamos que um filhote podia estar junto - contou o soldado André da Luz.
Desde que chegou a André da Rocha, há três anos, o soldado Da Luz já ouviu reclamações de outros fazendeiros e criadores também lesados por ataques do felino. Porém, o PM suspeita de que eles não falem sobre o assunto possivelmente por terem de dar satisfações aos órgãos responsáveis pela preservação ambiental, caso matem o bicho.
(Por Juliana Almeida,
Zero Hora, 23/06/2007)