Subiu para três o número de pessoas mortas no incêndio que atingiu uma empresa de gás em Canoas, na última quinta-feira (21/06). Outras sete pessoas seguem internadas em hospistais de Porto Alegre e região metropolitana.
Valmor de Aguiar, 44 anos, morreu nesta manhã (23)no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Ele estava internado em estado gravíssimo, com 90% do corpo queimado. Tiago da Silva Santos, 19 anos, também não resistiu aos ferimentos. Ele morreu na madrugada deste sábado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
O acidenteO incidente ocorreu na empresa Nova Protecin Requalificadora de Cilindros, no bairro São Luiz. Segundo os Bombeiros, uma fagulha provocou a combustão do gás residual altamente concentrado no ar. As chamas se espalharam pelo maquinário, botijões e funcionários que se achavam ao redor do local.
Os outros pacientes seguem todos em estado grave porém estável ou gravíssimo.
Sindicato se surpreende com acidenteO acidente de
quinta-feira em Canoas espantou o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).
Segundo a entidade, representante das empresas que se utilizam dos serviços prestados pelas 27 requalificadoras do país, o episódio é inédito e difícil de explicar.
- Estamos abalados e surpresos. Desconhecemos outro acidente assim na história da requalificação - afirmou o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello.
O sistema de requalificação é regido por normas que deveriam garantir total segurança. Segundo Mello, as regras prevêem que os cilindros sejam completamente esvaziados antes da operação de reforma.
- Não conseguimos entender como um acidente como esse pode ocorrer, porque o processo é extremamente seguro. É tudo controlado e certificado. Queremos absoluta transparência na investigação, para saber se houve alguma falha nas normas.
Mello sustentou que os consumidores podem ficar tranqüilos em relação à segurança dos botijões em suas cozinhas. Segundo ele, a possibilidade de explosão dos recipientes não existe.
(
ClicRBS, 23/06/2007)