O lavrador Claudinei Slompo Viana, que mutilou as duas patas traseiras do cachorro Falcão, foi condenado a pagar uma multa de 10 salários mínimos. O caso aconteceu em outubro de 2006 em Bocaiúva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Viana decepou as duas patas traseiras do animal com um facão após o cachorro ter atacado uma galinha no quintal da chácara onde vive.
A pena fixada pelo juiz de Bocaiúva, Paulo Antônio Fidalgo, era de 8 meses de detenção, mas foi transformada em multa, uma vez que a condenação é inferior a um ano e Viana é réu primário, ou seja, sem antecedentes criminais. O dinheiro da multa será repassado para o Conselho da Comunidade da cidade. A decisão foi proferida na segunda-feira e divulgada apenas nesta quinta.
No despacho, o juiz considera que Viana praticou o crime de maus-tratos de forma consciente e voluntária e que os motivos foram descontrole emocional e o sentimento de ira que tinha pelo cachorro.
O advogado de Viana ainda pode recorrer da decisão. Ele não foi encontrado pela reportagem para comentar a decisão e se vai recorrer.
Falcão tem novo lar Após a mutilação, Falcão ganhou um novo lar. A nova proprietária do cachorro, que prefere não ter o nome divulgado, bancou todos os custos com a cirurgia e pós-operatório.
Desde que chegou ao novo lar, Falcão já adquiriu cinco quilos e hoje tem uma cama só sua na sala da casa da nova dona.
(
Gazeta do Povo, 22/06/2007)