Alguns projetos na área de energias renováveis e fontes alternativas são desenvolvidos na Universidade de Caxias do Sul (UCS) focados em indústrias da região. É o caso de restos de plásticos, borra de tinta industrial e serragem. Os dois primeiros passam por um processo de reciclagem térmica, dando origem a gás e óleo. O coordenador do curso de Engenharia Química da UCS, Luis Antonio Rezende Muniz, explica que para indústrias do setor metalmecânico e plástico seria uma boa solução.
Outra experiência é desenvolvida para extrair etanol de serragem. A serragem sofre um pré-tratamento para que a celulose possa ser extraída. A extração ocorre com o uso de enzimas, e a matéria-prima é transformada em glicose.
- Estamos trabalhando para tornar eficiente a quebra da celulose. Aqui produzimos a enzima. Em termos de fermentação (para transformar a glicose em álcool) o Brasil já tem muita tecnologia - explica o coordenador do laboratório de Enzimas e Biomassa da UCS, professor Aldo José Pinheiro Dillon.
(Pioneiro, 22/06/2007)