Reunir as comissões, agendar datas e desenvolver assuntos da área urbana, do meio ambiente, de habitação, segurança e planejamento municipal. Essas são as principais finalidades das comissões formadas, ontem (21/06) à noite, em reunião no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry de Novo Hamburgo. Essas comissões terão a missão de elaborar as metas da 3.ª Conferência das Cidades, evento motivado pelo governo federal. Organizado pela Prefeitura, o encontro reuniu diversos representantes das mais diferentes entidades sociais, de classe, sindicatos e associações comunitárias. Luiz Fernando Gusmão, diretor de Relações com a Comunidade do Jornal NH, representou o Grupo Sinos.
Orientados por Romi Margo Regert, funcionária da Secretaria da Habitação, e Arno Poisl, da do Meio Ambiente, os participantes escolheram quatro entre as diferentes comissões que farão parte da 3.ª Conferência das Cidades. As comissões formadas foram: Executiva, de Mobilização, Temática e Geral. Sendo que a última servirá para orientar as demais. Segundo a secretária de Planejamento de Novo Hamburgo, Silvia Mosmann, a Conferência das Cidades deverá ser agendada até o dia 29 de julho. “Provavelmente ocorrerá no último final de semana de julho”, alertou. O secretário da Habitação, Leandro Larssen, observou que o sentido da atividade é muito amplo. “Temos os quatro eixos principais: urbano, ambiental, de planejamento e segurança.
Com eles poderemos definir metas para o futuro da cidade”, afirmou. Para tanto, ainda ocorrerão mais duas conferências, uma estadual, em setembro, e outra federal, no mês de novembro. “É mais uma oportunidade que teremos para almejar mais verbas federais", destacou.
(
NH, 22/06/2007)